ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO - Aula dia 26/05/2021
Introdução:
Seja bem-vindo ao meu primeiro post da Anatomia Simplificada, hoje veremos como os alimentos contêm vários nutrientes, as moléculas necessárias para formar novos tecidos do corpo, reparar tecidos lesados e manter as reações químicas necessárias. Os alimentos também são vitais para a vida, eles são a fonte da energia que promove as reações químicas ocorridas em todas as células do corpo. Apesar das muitas piadas de que os alimentos, como um pedaço de bolo de chocolate, por exemplo, se depositam diretamente no abdome ou no quadril, a maior parte deles não pode ser usada diretamente como fonte de energia celular. Primeiro é preciso quebrá-los em moléculas suficientemente pequenas para atravessar as membranas plasmáticas das células do tubo digestório. Esse processo de degradação é conhecido como digestão. A passagem dessas moléculas menores através das células para o sangue e a linfa é denominada absorção. Os órgãos responsáveis por essas funções - coletivamente denominados Sistema Digestório, são o foco desse post. O sistema digestivo forma uma extensa área de superfície em contato com o meio externo e está intimamente associado ao sistema cardiovascular. A combinação entre a exposição ambiental extensa e a íntima associação com os vasos sanguíneos é essencial para o processamento do alimento que comemos.
Definição:
O Sistema Digestório humano é composto por dois grupos de órgãos: O trato gastrointestinal (GI) e os órgãos acessórios da digestão.
1. O trato gastrintestinal (GI), ou canal alimentar, é um tubo contínuo que se estende da boca até o ânus através das cavidades torácica e abdominopélvica. Os órgãos do trato gastrointestinal compreendem boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso.
2. Os órgãos acessórios da digestão são dentes, língua, glândulas salivares, fígado, vesícula biliar e pâncreas. Os dentes ajudam a quebrar o alimento, e a língua auxilia a mastigação e a deglutição. Os outros órgãos acessórios da digestão nunca entram em contato direto com o alimento. Eles produzem ou armazenam secreções que fluem para o trato GI através de duetos e auxiliam a decomposição química do alimento.
Os órgãos que constituem o sistema digestório são:
- Boca

A boca, também chamada de cavidade oral, é formada pelas bochechas, pelos palatos duro e mole e pela língua, ela é quem recebe os alimentos que são mastigados pelos dentes, e a saliva, proveniente das glândulas salivares, facilita a formação de um bolo alimentar controlável.
- Dentes

Os dentes são estruturas cônicas, duras, fixadas nos alvéolos da mandíbula e maxila que são usados na mastigação e na assistência à fala. Crianças têm 20 dentes decíduos (primários ou de leite). Adultos normalmente possuem 32 dentes secundários.
- Língua
A língua é o principal órgão do sentido do gosto e um importante órgão da fala, além de auxiliar na mastigação e deglutição dos alimentos. Esse órgão localiza-se no soalho da cavidade oral da boca, dentro da curva do corpo da mandíbula e sua estrutura é composta por músculos esqueléticos recobertos com túnica mucosa.
- Faringe

A faringe é um tubo que se estende da boca até o esôfago, ela comunica-se com as vias nasal, respiratória e digestória. No processo da digestão, os alimentos segue por esse último órgão, e ele pode ainda ser dividido em três partes: nasal (nasofaringe),oral (orofaringe) e a laringea (laringofaringe).
- Esôfago

O esôfago é um tubo fibro-músculo mucoso, revestido por epitélio escamoso estratificado que se estende entre a faringe e o estômago, situando na parte posterior à traqueia. A presença de alimento no interior do esôfago estimula a atividade peristáltica, e faz com que o alimento mova-se para o estômago.
- Estômago
O estômago é responsável pela digestão dos alimentos, secreção do suco gástrico, que inclui enzimas digestórias e ácido hidroclorídrico como substâncias mais importantes. Ele também é responsável pela regulação do padrão no qual o alimento é parcialmente digerido e entregue ao intestino delgado, absorção de pequenas quantidades de água e substâncias dissolvidas. O estômago se conecta ao esôfago e o duodeno, este que é a primeira parte do intestino delgado, possui um alargamento em formação de um “J” aparentemente, em relação do trato gastrointestinal, é inferior ao diafragma.
- Intestino Delgado
A principal parte da digestão ocorre no intestino delgado, que se estende do piloro até a junção ileocecal, que se reúne com o intestino grosso, portanto sua estrutura é especialmente adaptada para essa função. Esse órgão finaliza o processo da digestão e absorve os nutrientes por meio de células epiteliais, estendendo-se desde o fim do estômago até a primeira porção do intestino grosso, o intestino delgado é dividido em três regiões básicas: duodeno, jejuno e íleo.
- Intestino Grosso
O intestino grosso é a última parte do trato gastrointestinal, estendendo-se do íleo até o ânus. Esse órgão é o local de absorção da água, tanto a ingerida, quanto a das secreções digestivas e de alguns nutrientes que o intestino delgado não assimilou. Nele, também acontece a produção de algumas vitaminas, o armazenamento e a eliminação dos resíduos da digestão, no caso as fezes.
- Glândulas salivares
As glândulas salivares são divididas em três pares (glândulas parótidas, que é a maior glândula e esta localizada na frente da orelha e atrás da mandíbula, as glândulas submandibulares, que fica presente na parte posterior da boca e as glândulas sublinguais, que são pequenas e estão localizadas por baixo da língua). Essas glândulas são órgãos acessórios do sistema digestório que se situa fora da boca, liberando suas secreções em ductos que se esvaziam na cavidade oral.
- Fígado
O fígado além de ser o segundo maior órgão depois da pele, é o principal órgão que participa da digestão de gorduras dos alimentos através da produção da bile, um suco digestivo, capaz de quebrar as gorduras em ácidos graxos, que são mais facilmente absorvidos no intestino delgado, localizado abaixa da região do diafragma. O fígado esta localizado na região abaixo do diafragma, na maioria dos casos se localiza no lado direito do corpo, produzindo a bile.
- Vesícula biliar
A vesícula biliar é um órgão com um formato, por exemplo, de um saco, parecida com uma pera, localizada abaixo do lobo direito do fígado. Sua função é armazenar a bile, líquido produzido pelo fígado que atua na digestão de gorduras no intestino.
- Pâncreas
O pâncreas é uma glândula que se situa na região atrás do estomago, ele faz parte do sistema digestivo e endócrino. Suas secreções passam do pâncreas para o duodeno, via ducto pancreático, no qual se une ao ducto biliar a partir do fígado e da vesícula biliar, acaba formando a ampola hepatopancreática, entrando no duodeno. O pâncreas também produz o suco pancreático que age no processo digestivo, pois possui enzimas digestivas. Esta glândula também é responsável pela produção de hormônios como, por exemplo, insulina, somatostatina e glucagon.
Ao todo, o sistema digestório tem seis funções básicas:
1° - Ingestão: Corresponde à introdução de alimentos e líquidos na boca.
2° - Secreção: Diariamente, as células da parede do trato GI e dos órgãos acessórios da digestão secretam um total aproximado de 7 litros de água, ácido, tampões e enzimas para o lume (espaço interno).
3° - Mistura e propulsão: A contração e o relaxamento alternados do músculo liso nas paredes do trato gastrointestinal misturam o alimento e as secreções, impulsionando-os em direção ao ânus. Essa capacidade do trato GI de misturar e deslocar o conteúdo ao longo de sua extensão é denominado motilidade.
4° - Digestão: A digestão são processos mecânicos e químicos que decompõem o alimento ingerido em pequenas moléculas. Na digestão mecânica, os dentes cortam e trituram os alimentos antes de engolir e, depois, o músculo liso do estômago e do intestino delgado mistura vigorosamente o alimento. Desse modo, as moléculas de alimento são dissolvidas e totalmente misturadas às enzimas digestivas. A digestão química é a decomposição das grandes moléculas de carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos dos alimentos em moléculas menores que podem ser absorvidas, atuando em todo o tubo digestório, esse processo é realizado pelos sucos digestórios (elaborados pelas glândulas digestivas, como no caso as glândulas salivares, que produzem a saliva, as glândulas estomacais, que produzem o suco gástrico, o pâncreas, que faz a produção do suco pancreático, as glândulas intestinais, essas responsáveis por produzir o suco intestinal ou entérico, e o fígado, que produz a bílis).
5° - Absorção: A entrada de líquidos ingeridos e secretados, íons e produtos da digestão nas células epiteliais que revestem o lume do trato gastrointestinal são denominados de absorção. As substâncias absorvidas passam para o líquido intersticial e sucessivamente depois, entram no sangue ou na linfa e assim, circulam para células do corpo do indivíduo.
6° - Defecação: Os resíduos, substâncias indigeríveis, bactérias, células descamadas do revestimento do trato gastrointestinal e materiais digeridos que não foram absorvidos saem do corpo através do ânus em um processo denominado defecação. O material eliminado é descrito como fezes.
Videoaula sobre o sistema digestório com o professor Kennedy Ramos:
Eai? Conseguiu aprender tudo? O sistema digestório é muita informação né? E que tal ter todas essas informações resumidas em um excelente mapa mental para fins acadêmicos? Aqui resolvemos o seu problema ;)
Você pode fazer o download desse incrível mapa mental em arquivo PDF clicando abaixo 👇
Ficou ótimo. Adorei as animações.
ResponderExcluirMuito obrigado professora 🥰🙏🏼 fico feliz que tenha gostado.
Excluir